top of page
  • Foto do escritorDra. Saada Chidiac

Cuidados Paliativos: O que são?

O avanço da tecnologia possibilitou que doenças, antes fatais, pudessem se tornar crônicas, proporcionando maior longevidade aos portadores dessas patologias. Os Cuidados Paliativos surgem como uma opção para aliviar os sintomas físicos, psicossociais e espirituais dos cuidadores, da família e do paciente portador de uma doença que ameaça a continuidade da vida. Resgatando por meio dessa abordagem, os valores de cada indivíduo, tendo o conforto como o centro primordial e promovendo qualidade vida aos envolvidos.

Anteriormente, os Cuidados Paliativos concentravam-se em indivíduos com doenças terminais, atualmente esse pensamento mudou. Essas práticas devem atender os pacientes e seus familiares durante todo o percurso da doença ameaçadora à continuidade da vida, em qualquer idade, independente do diagnóstico e prognóstico.


CUIDADOS PALIATIVOS: O QUE SÃO?

QUAIS OS OBJETIVOS DOS CUIDADOS PALIATIVOS?


O objetivo do cuidado paliativo é olhar para o processo de estar morrendo como uma ordem natural da vida, em que o paciente receba todos os cuidados existentes, sem gerar sofrimentos desnecessários, visando:

• Aliviar os problemas e dores existentes;

• Prevenir que surjam novos problemas;

• Promover autorrealização, oportunidades para experiências significativas e valiosas, crescimento pessoal e espiritual

Uma boa comunicação é fundamental para garantir cuidados paliativos de alta qualidade. A tomada de decisão compartilhada é um processo amplamente sustentado de comunicação entre provedores de cuidados de saúde e membros da família.

O geriatra, assim como o médico especializado em cuidados paliativos estão aptos para prestar essa modalidade de atendimento.

Um Abraço,

Saada.

21 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page