• Dra. Saada Chidiac

Envelhecimento saudável: Por que o Geriatra é importante neste processo?

O geriatra ainda é visto por muitos como o médico que cuida das pessoas idosas, mas como já foi falado aqui no blog, a atuação do geriatra. vai muito além disso. O acompanhamento com o geriatra pode começar antes mesmo da fase adulta - visando um envelhecer saudável - de forma preventiva, para auxiliar na compreensão das mudanças que ocorrem com o avanço da idade.

Vamos entender melhor o que é o processo de envelhecimento?


O envelhecimento é um processo natural e irreversível, que ocorre desde o nascimento. Durante esse processo, há uma redução gradativa da capacidade funcional, que afeta todos os sistemas do corpo. Há um aumento do tecido gorduroso, redução da massa óssea e da quantidade de água, além de um aumento no risco do desenvolvimento de doenças crônicas.

Todos passam pelo processo de envelhecimento, não existem fórmulas mágicas para evitá-lo, mas depende de cada pessoa a forma como vivenciá-lo. O primeiro passo a ser dado é aceitar que é um processo inevitável e procurar envelhecer da melhor maneira possível, buscando saúde e bem-estar.


O que é o envelhecimento saudável?


O envelhecimento saudável não é apenas a ausência de doenças, mas sim a manutenção da funcionalidade, permitindo maior qualidade de vida na terceira idade. Dessa forma, a prevenção minimiza o impacto que a diminuição das funcionalidades traz para a saúde do idoso.


ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL: POR QUE O GERIATRA É IMPORTANTE NESTE PROCESSO?

Mas afinal, o que fazer para ter um envelhecimento saudável?

- Ter uma alimentação saudável;

- Praticar atividades físicas regularmente;

- Controlar o estresse;

- Manejo das possíveis doenças.


Segundo o IBGE, a expectativa de vida do brasileiro é de 75,8 anos. Esse número aumenta a cada ano e requer uma mudança na relação com a saúde, para que as pessoas não procurem o geriatra apenas na presença de doenças, mas sim para a prevenção e um envelhecer saudável.


Fontes:

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

SBGG - Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia

17 visualizações

© Site desenvolvido por carolinemeneses.com