No decorrer do processo de envelhecimento muitas alterações neurológicas, físicas, comportamentais e cognitivas ocorrem com o indivíduo. Dentro das alterações cognitivas a falha na memória é a queixa mais comum.
Diversos fatores podem interferir na memória e, na maioria das vezes, o problema pode ser explicado pelo uso de medicamentos, doenças clínicas, neurológicas ou psiquiátricas. Em alguns casos, a perda de memória pode estar associada ao início de um quadro de demência, que é caracterizada por um declínio progressivo nas funções cognitivas (memória, raciocínio, linguagem, entre outras funções) que interferem no dia a dia da pessoa, tornando-a dependente. A forma mais comum de demência é a Doença de Alzheimer( DA), correspondendo a quase 70% dos casos.
O que é Doença de Alzheimer?
A Demência de Alzheimer é uma doença degenerativa e progressiva que provoca perda de tecido e morte das células nervosas do cérebro, prejudicando muitas das suas funções e capacidades. A causa exata da DA ainda é desconhecida, mas sabe-se que um dos seus maiores fatores de risco é o avanço da idade. A doença pode ocorrer em pessoas entre os 40 e 50 anos, chamado de Alzheimer precoce, mas a maior parte das pessoas afetadas possuem mais de 65 anos.
Mas afinal, quais os primeiros sinais da Doença de Alzheimer?
Doença progressiva, em que os sintomas aumentam gradativamente, com o passar dos anos. Os sintomas do Alzheimer nem sempre são os mesmos, mas existem alguns sinais de aviso para a doença. São eles:
- Perda de memória que interfere no dia a dia da pessoa;
- Dificuldade em completar as tarefas diárias;
- Problemas em se concentrar e resolver problemas que julgavam simples;
- Confusão com datas e lugares;
- Problema de visão e relação espacial;
- Dificuldade em continuar uma conversação e em escrever;
- Perder as coisas e não conseguir refazer os passos para encontrar o objeto;
- Dificuldade em tomar decisões, em julgamentos de problemas cotidianos e de hábitos de higiene;
- Afastamento das atividades sociais e do trabalho;
- Mudança de personalidade e de humor.
- Ao notar algum desses sintomas, procure um profissional capacitado!
Fontes: Alzheimer’s Association
Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG)
Kommentare