top of page
  • Foto do escritorDra. Saada Chidiac

Qual a diferença entre Geriatria e Gerontologia?

Atualizado: 30 de mai. de 2018


Um dos fenômenos que vem acontecendo no mundo todo é o aumento da população idosa, devido a maior expectativa de vida de homens e mulheres. Com isso, especialidades como a geriatria e a gerontologia ganham destaque, pois ambas trabalham com pessoas da terceira idade.


MAS AFINAL, VOCÊ SABE QUAL A DIFERENÇA ENTRE GERIATRIA E GERONTOLOGIA?


MAS AFINAL, VOCÊ SABE QUAL A DIFERENÇA ENTRE GERIATRIA E GERONTOLOGIA?

Com o passar dos anos mudanças biológicas e psicológicas ocorrem na vida dos indivíduos e na terceira idade ficam mais evidentes, influenciando na qualidade de vida da pessoa, que demanda uma abordagem específica e diferenciada. A geriatria é a especialidade médica que atua na prevenção e nos cuidados de quase todos os problemas que afetam os idosos, mas que podem iniciar antes da terceira idade. A área da geriatria está ligada à gerontologia e abrange desde a promoção do envelhecer saudável, a prevenção, o tratamento de doenças, até os cuidados paliativos e a reabilitação funcional do idoso.

A gerontologia é a ciência do envelhecimento humano que aborda os aspectos não-orgânicos. Compreende os aspectos psicológicos, sociais, ambientais, legais, econômicos e éticos da saúde do idoso. O profissional de gerontologia tem o objetivo de assegurar uma melhor qualidade de vida do idoso, abordando os aspectos de prevenção e intervenção.

Os especialistas em gerontologia possuem diversificadas formações, mas todos direcionam o trabalham para as questões do envelhecimento. Já a geriatria, é exercida por um médico com formação em clínica geral, especialização em geriatria e título de especialista em geriatria pela SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia).



ATUAÇÃO DA GERIATRIA E DA GERONTOLOGIA


O médico geriatra geralmente trabalha com uma equipe multidisciplinar, para uma melhor avaliação dos tratamentos necessários. A consulta geriátrica é demorada, pois engloba uma avaliação clínica, escalas, testes e lida com diversos problemas como: diabetes, osteoporose, hipertensão arterial, incontinência urinária, tendências a quedas, entre outras questões. Além disso, o médico geriatra fornece cuidados paliativos, oferecendo cuidados muito além da doença. A gerontologia estuda o envelhecimento de forma global, atuando na prevenção, ambientação, reabilitação e nos cuidados paliativos dos idosos.




Referências:

86 visualizações
bottom of page