top of page
  • Foto do escritorDra. Saada Chidiac

Quando devo procurar um geriatra?

Atualizado: 18 de jun. de 2018

À medida que envelhecemos, ocorrem alterações biológicas, psicológicas e sociais. Essas mudanças refletem em inúmeros aspectos da vida cotidiana e envelhecer com saúde passa a ser um grande desafio. O envelhecimento é caracterizado como um processo natural, dinâmico, progressivo e irreversível - impactando diretamente na saúde, autonomia e qualidade de vida.

A Geriatria é a área da medicina que unida a Gerontologia tem como objetivo a promoção de um envelhecer saudável, que prioriza a autonomia e a independência das pessoas idosas.


O QUE FAZ O MÉDICO GERIATRA?


O geriatra é um médico especialista no processo de envelhecimento e no estudo da saúde do idoso. Pode-se dizer, também, que o geriatra é um médico generalista, pois possui conhecimento em diversas áreas da medicina. É capaz de prevenir, avaliar e tratar diferentes tipos de doenças, como a hipertensão arterial, osteoporose, menopausa, diabetes, entre outros problemas.

O médico geriatra vê o indivíduo em sua totalidade, fazendo uso de testes, escalas e avaliações durante a consulta, que costuma ter uma duração maior. Além disso, proporciona cuidados paliativos, cuidando do paciente muito além da doença.


MAS AFINAL, QUANDO DEVO PROCURAR UM GERIATRA?

MAS AFINAL, QUANDO DEVO PROCURAR UM GERIATRA?


O geriatra é indicado para quem visa um envelhecer saudável, por isso o acompanhamento com esse profissional pode começar na fase adulta ou até mesmo antes dela. Nesse caso, o médico faz um acompanhamento preventivo e auxilia na compreensão das mudanças que ocorrem no corpo com o avanço da idade. A promoção de um envelhecer saudável já é adotada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), desde o final dos anos 90, através do termo “envelhecimento ativo”.

Muitos outros pacientes podem se beneficiar com o atendimento do médico geriatra, como pessoas com mais de 60 anos e os mais jovens.

Mesmo com o esclarecimento sobre a consulta com o geriatra, ainda existe uma certa resistência dos mais jovens em procurar esse atendimento. Estamos aqui para quebrar esse paradigma e mostrar para os mais jovens que a prevenção é sempre melhor que tomar medicamentos.


"Quando me perguntam sobre a idade certa de procurar um geriatra, eu respondo que isso não tem a ver com tempo de vida de cada um, mas com o que desejam para o futuro. Todos aqueles que aceitam que vão envelhecer e que querem envelhecer com saúde, podem procurar um geriatra, independentemente da idade."

Wilson Jacob Filho.

___

Fonte : SBGG

32 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page